Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Artigo: A Cultura como Diferencial do Turismo

Abdon Barretto Filho
Diretor de Marketing da Rede Plaza de Hotéis

Para delimitar um Produto Turístico é necessário realizar o somatório dos melhores aspectos geográficos, históricos, culturais e os equipamentos e serviços. Uma das principais características do Produto Turístico é a sua imobilidade. É o consumidor que deve deslocar-se para o local onde existe o atrativo turístico. Logo, cada atrativo só pode ser consumido(visitado) onde foi originado. Uma praia, por exemplo, consegue atrair ou não a depender dos seus aspectos geradores de interesses para os visitantes. Ao receber a informação sobre a existência de um produto turístico, o visitante poderá ou não decidir pela visita para conhecer algo que o sensibilizou. Com a globalização da Economia e os avanços tecnológicos, principalmente através dos meios de comunicação, as bilhões de pessoas do planeta azul estão conhecendo aspectos de regiões e culturas capazes de atrair visitantes. Pode-se concluir, em primeira instância, salvo melhor juízo, que a Cultura tem atraído visitantes que desejam muito mais que apenas sol, mar e sensualidade.Existe um consenso: se  a Cultura atrai visitantes é um atrativo turístico. Por conclusão óbvia, Turismo e Cultura estão interligados e, juntos, podem sustentar os fluxos turísticos. Aqueles destinos turísticos que conseguem manter fluxos constantes de visitantes, sabem combinar os aspectos geográficos c culturais em grande diferenciais. Convém salientar a importância da cultura popular, o saber e as expressões do povo  vem despertando grandes interesses dos turistas em todo o mundo. Na realidade, ao cantar sua “aldeia”, valorizando suas tradições, as comunidades são valorizadas. As  pessoas residentes conseguem ter novas esperanças para dias melhores através da valorização dos seus trabalhos, hábitos e costumes. É óbvio que  a sustentabilidade não pode faltar. Seja ela  ambiental, cultural, social e econômica  dos que vivem nas localidades capazes de atrair visitantes.

A   produção de bens e/ou serviços decorrentes de uma série de ações rotineiras: o falar, o comer, o vestir, o artesanato,suas crenças, seus valores, suas histórias, suas lendas, suas músicas,suas filosofias sobre a vida, entre outras manifestações culturais e artísticas que podem ser transformadas em grandes atratividades culturais e turísticas. Entretanto, para que a Cultura seja destaque no destino turístico é necessário,também, perceberem novas formas de comunicar e divulgar em escala mundial.O Turismo é um fenômeno mundial que merece atenção da Comunicação Integrada.É óbvio que a decisão da utilização de novas tecnologias depende dos líderes responsáveis pelas manifestações culturais. A rede mundial de computadores tem influenciado os demais meios de comunicação. Atualmente, os jornais e revistas especializadas, eventos sociais e profissionais conseguem completar as informações sobre determinados aspectos para interessados em várias partes do mundo.Existe uma visão global com ação local de grande importância para a preservação da memória histórica  e cultural de cada região do planeta. A decisão depende de cada um envolvido em toda atividade que possa ser mostrada, sempre com as melhores intenções possíveis e com respeito à ética e aos bons costumes. Fazer Turismo, seja na oferta e/ou na  demanda, também é Cultura. Respeitam-se todas opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-09 02:09:04 - 1715220544
Já foi!