Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Artigo de Abdon Barretto Filho: A Internet: Tecnologia, Comunicação e Comercialização

Abdon Barretto Filho
Diretor da Rede Plaza de Hotéis
abdon@plazahoteis.com.br

                                                          

Segundo as pesquisas, a Internet teve início nos EUA na época da guerra fria com a extinta União Soviética. A matriz foi a Arpanet( Advanced Reseach and Projets Agency). Em 1969, os militares norteamericanos esperavam que a Internet pudesse manter a comunicação entre os centros de pesquisa e as bases militares, mesmo depois de um ataque ao  centro de inteligência militar, o famoso Pentágono. No início da década de ´70, algumas universidades e outras instituições, relacionadas aos órgãos de defesa dos E.U.A. podiam ter acesso à Arpanet. No final dos anos ´70, foi criado um novo protocolo (Transfer Control Protocol –TCP) que permitia crescimento praticamente ilimitado da rede e com instalação fácil em qualquer computador, possibilitando sua expansão em todo o mundo. No Brasil, em 1991, foi criada a Rede Nacional de pesquisa e em 1994, foi lançado um serviço experimental de abrangência nacional utilizando a rede brasileira  de telefonia (Embratel).

Entretanto, somente em 1995 foi liberada a nova tecnologia para a exploração comercial. O silêncio dos computadores individualizados e conectados à rede mundial está mudando a comunicação global. Os investimentos realizados pelos Bancos, facilitando as transações em casa e no trabalho ou em qualquer lugar que tenha um computador, influenciaram comportamentos e aumentaram as substituições do homem pela máquina. O caixa eletrônico 24 horas é uma conquista e realidade para evitar-se as filas nos bancos. As trocas de informações em escala mundial, desde das mais simples mensagens eletrônicas pessoais até as aplicações nas Bolsas de Valores, permitem confirmar a importância da Internet no planeta. Convém salientar que a revolução silenciosa continua substituindo tudo que possa ser substituído, de uma maneira silenciosa, econômica e ecológica. Será ? Atualmente, o número de usuários residenciais conectados à Internet cresce a cada dia. Pela primeira vez, foram vendidos mais computadores do que televisores em todo o país.

A Economia de Mercado está sendo influenciada diretamente pelas ações realizadas através a Internet. A Política também, já que a nova Lei Eleitoral liberou a Internet considerando-a um “território livre e de expressão de ideias”.Logo, em primeira instância, salvo melhor juízo, a Internet está ocupando novos espaços na Política, na Economia, no Mercado, na Sociologia, na Psicologia, enfim, na vida de todos. Naturalmente, deixa de ter “donos” para ser uma ferramenta que pode ser utilizada por todos. Foi assim com o radio, com o jornal, com a revista, com televisão, entre outros meios de comunicação.

Na realidade, A Internet é Tecnologia, é Comunicação, é Marketing, é Relacionamento, é Comercialização e Pós – Vendas. Cabe às organizações com ou sem fins lucrativos observarem que os seus clientes e amigos estão utilizando muito mais que o telefone, o fax, a carta de apresentação. Muitos já participam de comunidades no Orkut e/ou  Facebook; utilizam e-mails, SMS, Bluetooth, Rede Sociais, Blogs, Sites de Conteúdos,  utilizam Messenger, Twitter, You Tube, entre outras. É o momento de estudar e aplicar a Comunicação Integrada dentro de uma realidade do século XXI. Será? São reflexões. Podem ser úteis. Respeitam-se todas opiniões contrárias. Pensem nisso.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-08 17:55:24 - 1715190924
Já foi!