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Artigo especial sobre o “O Dia Mundial do Turismo”

Abdon Barretto Filho / Diretor de Marketing da Rede Plaza de Hotéis*

A OMT – Organização Mundial do Turismo, foi criada em 27 de setembro de 1970, em Madri. Em 1980,na mesma cidade, foram iniciadas as primeiras comemorações do “Dia Mundial do Turismo” que é considerado o principal evento das Nações Unidas em relação ao Turismo mundial. Os 160 países membros e mais de 350 membros afiliados, que representam entidades do setor privado, centros de ensino, associações de Turismo e administrações turísticas locais, comemoram com eventos, principalmente atendendo os apelos temáticos apresentados anualmente. O propósito da celebração do “Dia Mundial do Turismo” é sensibilizar a comunidade internacional sobre a importância do Turismo e seus valores sociais, culturais, políticos, ambientais e econômicos. Os temas abordam os desafios mundiais destacados nas metas do Milênio das Nações Unidas e as contribuições que o setor do Turismo pode ajudar para alcançá-las. Tendo como base o pensar global e ação local, milhões de pessoas em todo planeta devem fazer reflexões sobre o tema atual e desafiador: “Turismo frente ao desafio das mudanças climáticas”. No caso do Brasil, muitas cidades já estão apresentando suas programações, geralmente em parcerias com os setores público e privado. É óbvio que é indispensável a união de esforços para que o Turismo Sustentável seja viabilizado. O papel do poder público é fundamental. Sabe-se que o Turismo é um fenômeno que tende a modificar rapidamente a situação social e econômica da comunidade receptiva. As principais transformações econômicas podem ser destacadas como:

1º) Geração de emprego direto no sistema receptivo: restaurantes, lojas de interesse turístico, meios de hospedagem, agências de viagens, empresas de entretenimento e lazer, museus, entre outras. Indiretamente também são gerados empregos na construção civil, indústria e fornecedores de alimentos, postos de combustíveis, serviços publicitários, serviços de limpeza, entre outros;

2º) Diversificação da Economia local: com o aumento do fluxo de visitantes, novas demandas são destacadas surgindo novas oportunidades para empreendedores e novos setores econômicos podem crescer;

3º) O efeito multiplicador: o consumo do visitante aquece o comércio local. Pode ser considerado como um “dinheiro novo” para a Economia do núcleo receptor. Por exemplo,ao hospedar-se, o visitante realiza pagamentos que o hoteleiro utiliza para pagar salários e fornecedores;

4º) Aumento da receita do município. Principalmente os impostos e taxas das empresas do setor;

5º) Melhoria da infra-estrutura local: tudo que é investido para receber visitante pode ser utilizado pela população, principalmente as estradas, ruas, sinalização, saneamento básico,limpeza, iluminação, entre outros serviços.

Acredita-se que o Turismo Sustentável é uma grande opção para o desenvolvimento social, cultural e econômico. O desenvolvimento do Turismo depende da comunidade, dos seus representantes políticos, dos empreendedores e dos empresários. Sempre com profissionalismo, determinação e muito trabalho coordenado e criativo, para identificar e criar diferenciais capazes de atrair e manter fluxo de visitantes. Será? Respeitam-se todas opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

*abdon@plazahoteis.com.br


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2024-05-04 12:19:00 - 1714825140
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