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Copa 2014: Porto Alegre terá campanha contra exploração sexual com foco no trade turístico

Com a proximidade do maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo de Futebol, surge também o risco do aumento de casos de exploração sexual. A expectativa é que 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de turistas brasileiros circulem pelo país durante os 30 dias de jogos. Para prevenir situações de violência contra crianças e adolescentes, o Conselho Nacional do SESI, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Prefeitura de Porto Alegre  irão promover a campanha “Não Desvie o Olhar“.
Em Porto Alegre, o lançamento da campanha aconteceu esta semana na Secretaria Estadual de Administração da Prefeitura. A partir deste mês, a mensagem da campanha estará presente em todo o percurso a ser realizado pelos turistas, envolvendo, principalmente, o trade turístico. De aeronaves, aeroportos e hotéis, passando pelos táxis, bares e restaurantes, haverá o alerta “Não Desvie o Olhar”: denuncie, proteja, vista essa camisa. Na capital gaúcha, a divulgação também será feita por meio de cartazes, faixas, sites, redes sociais e com a distribuição de panfletos em locais de grande circulação.

A mensagem da campanha será replicada nas doze cidades-sede do Mundial e, para isso, contará com um grande time de apoiadores: os jogadores Kaká e Juninho Pernambucano e a atriz Taís Araújo.

Para o presidente do SESI/CN, Jair Meneguelli, o sucesso da campanha se dará não somente pela legitimidade dos seus parceiros e apoiadores, mas, sobretudo, pela forma como está sendo construída: em conjunto com a sociedade. “Esta não é uma campanha de uma ou mais instituições. É uma iniciativa que pretende envolver todas as camadas e setores da sociedade. Por isso, não será uma ação exclusiva da Copa. Mas, sim, uma ação permanente de proteção e valorização da juventude brasileira”, aposta Meneguelli.
Segundo o prefeito de Porto Alegre e presidente da FNP, José Fortunati, a capital gaúcha abraçou a campanha. “Combater a exploração sexual infantil e juvenil não deve e não pode ser apenas uma meta ou um trabalho da educação, assistencial social ou saúde. Proteger nossas crianças é um dever de todos nós e precisamos estar atentos para denunciar sempre”, afirmou.

Sensibilizar, mobilizar e impactar

A campanha “Não Desvie o Olhar” terá como foco três eixos prioritários:

1. “Sensibilização”, na qual pretende despertar nos torcedores e cidadãos o sentimento de proteção, em relação às crianças e aos adolescentes brasileiros, e de indignação frente à exploração sexual.

2. Para mobilizar a sociedade, o segundo eixo “Convocação” incentivará o cidadão a denunciar o crime, por meio do Disque 100.

3. Pouco antes e durante a Copa, o eixo “Repressão” deixará claro que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e que será punida. Esse eixo destaca a intolerância em relação ao crime e reforça a importância da denúncia.

Além do Brasil e Áustria, a campanha também será veiculada em outros 15 países da Europa, com aporte de recursos da União Europeia (UE): França, Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, Bélgica, Ucrânia, Espanha, Romênia, República Tcheca, Reino Unido, Estônia e Itália.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Edelman Significa
Marcella Soares
marcella.soares@edelmansignifica.com
11-30603121

 


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2024-05-04 18:56:34 - 1714848994
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