Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Diretor da Rede Plaza apresenta artigo sobre a sistemática de franquia da hotelaria brasileira

O diretor de Marketing da Rede Plaza, Abdon Barretto Filho, apresenta a nova modalidade de empreendedorismo do turismo brasileiro e mundial: o sistema de franquia. Confira o seu artigo:

O SISTEMA DE FRANQUIA NA HOTELARIA BRASILEIRA
Abdon Barretto Filho*

Uma das alternativas para os investidores, empresários e empreendedores interessados nas construções e/ou operações de meios de hospedagem é a busca de franquias. Convém salientar que o início do sistema de franquia no Brasil existe desde década de ’60, com marcas pioneiras como Yázigi e o McDonald´s. Depois, o sistema de franquia ganhou expressão nacional com presença forte em redes de segmentos como: engarrafamento de bebidas, produção de alimentos, distribuição de veículos, postos de combustíveis, entre outras. O sistema de franquia (franchising) tornou-se uma boa oportunidade de novos negócios e, em 1994, foi apresentada uma legislação específica para o setor. Em 2003, foram iniciadas as associações entre operadores hoteleiros independentes e as cadeias hoteleiras internacionais. Os primeiros modelos de gestão de meios de hospedagem contemplavam a administração e o arrendamento. O uso de “bandeiras hoteleiras” não contemplava transferência de conhecimentos (know-how), programas de qualidade (geralmente a Gestão de Qualidade Total) e assessorias técnicas para auxiliar as operações. Além disso, não previa as estratégias de distribuição globais, os conhecidos GDS- Global Distribution System utilizados pelos parceiros como as companhias aéreas e agências de viagens. Muitos problemas foram identificados porque, sem controle, havia o risco do comprometimento da marca que estava sendo utilizado. Nos últimos dez anos, o setor de franquia vem avançando devido à globalização da economia, as desregulamentações de mercados e os avanços tecnológicos, destacando-se os modelos de distribuição através da Internet. Os GDS ganharam concorrentes de peso como as OTAs ( On Line Travel Agency), utilizadores em larga escala da Internet, e os proprietários das marcas investiram em canais próprios de distribuição. Além disso, os acordos e contratos de franquias de marcas hoteleiras estão contando com vários profissionais nas mais diversas áreas que realizam diagnósticos e prognósticos que facilitam os gestores no competitivo mercado da hotelaria brasileira. Atualmente, pode-se dividir o mercado de meios de hospedagem em três grandes segmentos: Redes Internacionais; Redes Nacionais e Hotéis independentes. No caso dos hotéis independentes pode-se realizar análise observando-se aqueles que são administrados profissionalmente e pelas famílias proprietárias. Existe um consenso que quando um mercado hoteleiro está aquecido, porque o destino/cidade apresenta atratividade, aparecerão interessados nos investimentos em meios de hospedagem. É o grande momento para estudos e diagnósticos visando buscar parcerias que possam atender a demanda, criar demanda e/ou qualificar a demanda, principalmente quando as variáveis incontroláveis podem destruir os sonhos de inexperientes hoteleiros. Alguns esquecem que meio de hospedagem envolve dois tipos de importantes negócios: o negócio da construção civil e o negócio da operação hoteleira. A franquia da marca pode ajudar e é uma grande opção para diminuir os riscos dos investimentos. Entretanto, não tem condições de resolver problemas que são característicos da “indústria hoteleira” como: a imobilidade do empreendimento (o consumidor é que se desloca até o produto); a influência da sazonalidade (baixa, média e alta estação) e a inconstância do fluxo de hóspedes (motivação de viagem, concorrência, preferência não revelada de consumo). Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

 


Abdon Barretto Filho
*Diretor da Rede Plaza de Hotéis e professor da PUCRS


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-16 01:27:59 - 1715822879
Já foi!