Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Diretor da Rede Plaza escreve artigo com o título “Pensando no Marketing para Cidades”

Pensando no Marketing para Cidades
Abdon Barretto Filho*

No século XXI, as cidades venceram. Existem mais pessoas vivendo nos centros urbanos do que em área rural em todo o Planeta. As cidades estão concentrando mais pessoas e os problemas aumentaram: trânsito, sujeira, poluição, insegurança, saneamento, distribuição de energia e água, entre outros. Entretanto, as cidades estão encontrando soluções para seus problemas decorrentes da união de todos para a melhoria da qualidade de vida para todos. Mais pessoas inteligentes e preparadas tecnicamente estão acompanhando as tendências e perspectivas de outros centros urbanos e estão trazendo mais informações para suas cidades. É o verdadeiro pensar global, com ação local. Infelizmente, ainda existem pessoas egoístas que não pensam em fazer o bem, sem olhar a quem. Possuem conhecimento para consumo próprio, acreditando que dessa maneira mantém o exercício do poder, prejudicando o futuro da comunidade em que pensam estar inseridos. Talvez, por dificuldade em trabalhar em equipe e não desejarem buscar complementação com outros profissionais.Alguns estão aguardando contratos de consultorias, assessorias que não são viáveis. Ou, simplesmente, não querem contribuir para a melhoria da cidade em que vivem. São os famosos “ profissionais que sabem tudo” e pouco realizam. Mas, sejamos otimistas. Sempre. Está comprovado que as cidades podem ser ecologicamente corretas, economicamente sustentáveis e com boa qualidade de vida com as participações harmoniosas entre setores públicos e privados. Uma das estratégias é a utilização do Marketing para Cidades, envolvendo a comunidade, representantes da comunidade, sistema educacional, meios de comunicação, empreendedores e empresários. Os passos iniciais incluem o reconhecimento da necessidade de definir o Posicionamento da cidade. Qual a nossa Identidade? Como queremos ser percebidos? Qual a nossa Imagem nos mercados competitivos de investidores e turistas? Quais os diferenciais competitivos? Quais as ameaças e as oportunidades? Quais os pontos fortes e os pontos fracos? Como aplicar os verbos criar, eliminar, reduzir e ampliar no “Produto Cidade”? Depois, definir o FOCO, concentrando esforços para atingir objetivos para curto, médio e longo prazos, independentes de preferências ideológicas e políticas partidárias. Acredito que muitos Políticos, Empresários, Empreendedores com apoios dos  Comunicadores, Economistas, Arquitetos, Administradores, Engenheiros, Turismólogos, Sociólogos, Professores, entre outros, poderiam contribuir com trabalhos que envolvem o Marketing para Cidades. Quem deve liderar? Depende de nós, cidadãos úteis à comunidade que elege, paga impostos e sabe que o futuro começa hoje com a inovação e a melhoria contínua do bem-estar coletivo. A miopia mercadológica, inclusive em cada cidade, tende a ser superada. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.


*Diretor da Rede Plaza de Hotéis
abdon@plazahoteis.com.br


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-02 19:51:16 - 1714679476
Já foi!