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Diretor da Rede Plaza escreve artigo sobre Plano e Gestão de Marketing Turístico

Plano e Gestão de Marketing Turístico
Abdon Barretto Filho*

Os conceitos de marketing são aplicados com relativo sucesso em diversos países e nas organizações com ou sem fins lucrativos integrantes do fenômeno turístico. Os livros, as pesquisas, os estudos e as experiências demonstram as necessidades das elaborações de planos para atenderem as necessidades dos mercados. Com o reconhecimento do poder do consumidor, os planos estão saindo dos gabinetes para buscarem mais informações nos hábitos dos consumidores de produtos turísticos. Em primeiro lugar, o Destino Turístico, como produto turístico principal, está competindo no mercado como uma opção de consumo. O consumo do tempo livre em viagens já é um realidade para muitas famílias brasileiras. Nos orçamentos domésticos, os pagamentos de viagens nacionais e internacionais demonstram o crescimento do mercado que está sendo ampliado para as classes “C” e “D”. Na realidade, com a estabilização da economia brasileira, novos destinos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes, atrativos turístico, entre outros componentes da oferta turística nacional, estão aumentando. No caso do turismo internacional, com a valorização da nossa moeda, muitos destinos turísticos internacionais estão sendo procurados. Entretanto, ainda existem algumas dúvidas que impedem o desenvolvimento de novos destinos, rotas e roteiros turísticos. Algumas cidades  e organizações turísticas ainda não aplicam os conceitos e as práticas do marketing  aplicados ao Turismo. Confundem marketing com a publicidade e querem explorar o turista e não o Turismo. Por incrível que pareça, não analisam o mercado onde atuam; não estudam as concorrências e nem definem seu posicionamento. Esquecem que o mercado mudou, novos segmentos estão surgindo e novos hábitos e preferências devem ser compreendidos. Elaboram estudos e apresentam propostas ignorando as grandes mudanças, principalmente a globalização econômica, os avanços tecnológicos e as desregulamentações de mercados. Enquanto isso, muitos países e seus sistemas turísticos estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes. O nosso país, que deve receber megaeventos mundiais, terá grandes oportunidades para promover nossa  geografia, nossa  história, nossa cultura e nossos equipamentos e serviços turísticos. A delimitação de produto turístico – principal, periférico e complementar – deve estar qualificada e disponibilizada na rede mundial dos computadores e com os parceiros interessados em nosso terra, nossa gente. É um trabalho para profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento do Turismo Receptivo de cada cidade. Convém salientar os papéis dos profissionais dos Cursos de Turismo e Hospitalidade que poderão contribuir nas elaborações e gestões do marketing turístico, participando com outros grupos de profissionais de melhores políticas, programas, estratégias, táticas e operações. E, para que o sucesso seja alcançado, as indispensáveis participações dos empresários e empreendedores através de parcerias públicas e privadas. Além disso, a grande contribuição dos meios de comunicação ajudando a valorizar os atrativos locais. É mais um  grande desafio profissional para gestores participantes do sistema turístico. Será? São reflexões. Respeitam-se todas as opiniões contrárias. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Abdon Barretto Filho
* Diretor Corporativo da Rede Plaza de Hotéis


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2024-05-03 09:01:17 - 1714726877
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