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Diretor da Rede Plaza escreve sobre o marketing digital e o turismo

O marketing digital e o turismo
Abdon Barretto Filho*

Na década de ’50, surgiu o “Marketing Mix” composto de 4 Ps: Produto (Product), Preço (Price), Promoção (Promotion) e Ponto de Distribuição (Place). A Era do Marketing estava sendo iniciada depois da Era da Produção e a Era das Vendas. As preferências dos consumidores (nem sempre reveladas)  estavam determinando a oferta de bens e/ou serviços. Os estudos, as pesquisas e as práticas profissionais confirmam que a Era do Marketing veio transformar  o mundo. No caso do Marketing Turístico, é importante compreender as principais características do Produto Turístico: Estático; Sazonal; Não pode ser estocado; Diversificado; Qualificado; Abstrato; Inconstante; Diversidade da oferta. Para efeito de definições de estratégias foram separadas em três diferenciações; Produto Turístico Principal; Produto Turístico Periférico e o Produto Turístico Complementar. No Preço, foram definidos vários tipos de acordo com a Lei da Oferta e da Demanda. Além disso, o “Preço” para o Produto Turístico Principal (o destino turístico) ficou sendo, como uma convenção mundial, o orçamento público e os orçamentos das parcerias públicas e privadas. Logo, pode-se observar que o sucesso do Marketing Turístico está vinculado aos investimentos  na concepção do Produto, nas  estratégias de Promoção e nos Pontos/Canais de distribuição, para colocar o produto certo, com o preço certo, na hora certa para a pessoa certa. No século XXI, os avanços tecnológicos influenciam todos e o Marketing Turístico não poderia ficar isento, surgindo o Marketing Turístico Digital. A Internet tornou-se um potente meio de comunicação global e um poderoso canal de distribuição de forma direta (cliente/produtor) ou indireta (cliente/intermediário/produto). Atualmente, os estudos continuam sendo realizados e já existe consenso que as ameaças e as oportunidades no mercado turístico global aumentaram. Hoje, qualquer destino turístico pode ser promovido em escala mundial através de sites e portais, com apresentações inteligentes e profissionais dos seus aspectos geográficos, históricos, culturais e dos equipamentos e serviços turísticos. Promover uma “Aldeia” ficou relativamente fácil e econômico para qualquer cidade que tenha algo diferenciado capaz de atrair visitantes. A Promoção de um destino turístico, que sempre exige investimentos na mídia e na participações em eventos, ficou facilitada através da combinações possíveis da Comunicação Integrada, onde as ações de Relações Públicas e do Marketing de Relacionamento são fundamentais. Os demais componentes do sistema turístico devem participar do planejamento, organização, execução e controle de todas as ações que são realizadas para captar visitantes, turistas e/ou investidores até o núcleo receptor. Não podemos esquecer que na Internet, qualquer um pode ser o que gostaria de ser. Existem muitos exemplos de pessoas que utilizam a liberdade do meio de comunicação para prejudicar pessoas, atacando reputações e tirando vantagens. Algumas vezes surgem imagens e ofertas turísticas nem sempre verdadeiras que atraem até o “momento da verdade” do contato real. É uma verdadeira propaganda enganosa quando aquilo que foi prometido não é compatível com aquilo que foi entregue. Neste caso, os sites de reclamações estão influenciando as organizações públicas e privadas para que cumpram seus verdadeiros papéis nas qualificações das suas ofertas de bens e/ou serviços turísticos. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso…


*Diretor de Marketing da Rede Plaza de Hotéis
abdon@plazahoteis.com.br


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2024-05-04 07:35:01 - 1714808101
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