Mercado turístico do Uruguai
Segundo maior emissor de turistas para Porto Alegre entre os países da América do Sul, o Uruguai ganha atenção redobrada da capital gaúcha em suas estratégias de promoção turística internacional neste mês. A cidade de Porto Alegre promoveu na quinta-feira, 18, em Montevidéu, um encontro para apresentar detalhes de sua infraestrutura receptiva e potencial atrativo a 60 operadores de turismo, agentes de viagem, jornalistas e representantes do Ministério do Turismo do Uruguai e do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT-Embratur) que atua nos mercados uruguaio, argentino e chileno.
A investida no mercado uruguaio tem também como forte estímulo à retomada, em 1º de julho deste ano, da rota regular entre as duas capitais, desta vez pela Azul Linhas Aéreas. Hoje são quatro voos semanais (segundas, quartas, sextas e domingos) e, a partir de outubro, a frequência deverá ser diária, segundo programação anunciada pela própria companhia.
Mercado – Na ação promocional a capital gaúcha foca dois segmentos de forte potencial emissivo, segundo a Embratur: as viagens de lazer, em especial o turismo cultural, que são o principal motivo de viagens dos uruguaios ao Brasil e com tendência de crescimento; e o segmento MICE, visando tanto a captação de congressos, convenções, exposições e reuniões de negócios bem como a atração de visitantes do país para a agenda de eventos de Porto Alegre, hoje o 3º destino brasileiro no ranking ICCA. Dados da Embratur mostram que é neste segmento que os uruguaios tem o maior gasto per capita em suas viagens ao Brasil, sendo Porto Alegre o 3º destino mais visitado, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. A Embratur sinaliza, ainda, tendência de crescimento do mercado emissivo uruguaio no segmento de eventos e negócios.
Rodada – A apresentação do destino Porto Alegre incluiu uma rodada de negócios entre o receptivo gaúcho e os atores do mercado turístico uruguaio. Como expositores de Porto Alegre participarão as agências receptivas Fellini Turismo e Brocker Turismo, os hotéis Laghetto Viverone, Plaza São Rafael Hotel, Sheraton Porto Alegre, Ritter Hotéis, os das Redes Atlântica, Accor e Intercity, além da Azul Linhas Aéreas.
A iniciativa promocional é da Secretaria de Turismo da capital gaúcha em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Estado (Abih-RS) e o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Embratur-Comitê Descubra Brasil no Uruguai, da Azul Linhas Aéreas e da rede Intercity de hotéis.
Comentários