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Porto Alegre apresenta propostas para melhorar o Turismo aos candidatos

Candidatos estão recebendo documento e sendo ouvidos pelas entidades do setor turístico

O Porto Alegre Convention & Visitors Bureau e várias entidades do trade turístico estão entregando a todos os candidatos à Prefeitura da Capital um documento sobre a importância da atividade turística como geradora de empregos, impostos e renda para a população. Além do documento, os candidatos estão participando de encontros com empresários e mantenedores ligados ao Convention e a entidades turísticas. O primeiro candidato ouvido foi do PT no dia 19, o segundo será do PMDB na segunda-feira, dia 26. Nas semanas seguintes, serão ouvidos todos os outros candidatos, conforme agendamento que está sendo organizado pela entidade. No documento, o Convention e as entidades do trade apresentam a importância do setor, pregam políticas de divulgação e dotação orçamentária para a área, apresentam as peculiaridades do setor de turismo da Capital, fazem demandas e sugestões para melhoria da área e propõem parcerias e projetos especiais.

Alguns detalhes do documento

*** Segundo informações encontradas no site: www.portoalegre.rs.gov.br/fazenda a receita anual do município (2004) está orçada em R$ 2.127.154.705,74 e o investimento direto no setor não passará de R$ 2.363.511,48, ou seja, aproximadamente 0,11%. Este montante não condiz com as potencialidades que Porto Alegre dispõe, muito menos com a contribuição em impostos, direta e indireta, deste setor.

*** O objetivo básico e permanente do Convention é o aumento do fluxo de turistas e o aprimoramento da infra-estrutura e serviços turísticos, tendo como instrumento principal a captação, geração e apoio a eventos. Trazendo ainda como benefício o desenvolvimento e a difusão cultural, científica, tecnológica e artística do Estado.

*** Por congregar os diversos segmentos do trade turístico de Porto Alegre: hotelaria, agências de turismo, transporte, centros de eventos, organizadoras de eventos, gastronomia, entre outros, o Convention toma a iniciativa de encaminhar aos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre, posição do meio empresarial para que, ao desenvolver plano de gestão, o futuro Prefeito da Capital insira em suas estratégias e prioridades os necessários investimentos no setor, que comprovadamente é importante fonte de arrecadação do município.

*** A realização de eventos é a mais efetiva ação no desenvolvimento turístico de uma cidade ou região.
Considerando que a realização de eventos movimenta um exército de profissionais para sua viabilização, fica clara sua importância na dinamização econômica, tão almejadas por inúmeras cidades.
Podemos relacionar alguns benefícios advindos desse novo segmento de atividades, como por exemplo o aumento da taxa de ocupação dos hotéis e transportadoras, restaurantes, shoppings, o incremento na receita global do local- sede do evento e geração de empregos, lembrando que o participante pode se transformar em um elemento divulgador do local.
Diante do exposto, temos a necessidade e obrigação de implementar esse setor do Turismo que proporciona grande movimentação na economia e no desenvolvimento de uma cidade.

*** Demandas: 1. Por tratar-se de uma Fundação, o Convention propõe a parceria pública–privada, atuando como executor das políticas públicas de turismo para Porto Alegre, pois entende ter as condições necessárias de executar permanentemente os projetos de interesse da nossa Capital, utilizando-se de sistema de gestão empresarial, reduzindo custos e ampliando investimentos.
2. Normatizar o planejamento turístico da cidade e seus investimentos para que as diretrizes sejam estabelecidas conjuntamente entre Poder Público, Iniciativa Privada e Orgãos Não Governamentais;
3. Introduzir nas demais Secretarias do Governo Municipal os procedimentos que assegurem uma visão turística nos mais diferentes projetos de infra-estrutura e serviços disponibilizados;
4. Estimular o crescimento de empresas da área turística gerando políticas de incentivo fiscal, desburocratização de implantação e manutenção de empreendimentos, reavaliando alíquotas de impostos incidentes sobre esta categoria entre outros;
5. Planos de Educação Turística para serem aplicados em escolas públicas e privadas e para a população em geral.
6. Plano de qualificação dos prestadores de serviços ao turista, principalmente nos serviços de transportes (táxis, lotações e ônibus).

***Sugestões: 1. Liberdade de dias e horários para abertura do comércio;
2. Ampliação dos horários de atendimento nos pontos de atração turística, como museus e locais de cultura, inclusive nas segundas-feiras e feriados.
3. Combate ao comércio informal nos espaços públicos;
4. Preocupação com a imagem da cidade, priorizando nos locais turísticos e entradas da cidade, a limpeza urbana, o saneamento básico e o adequado recolhimento dos resíduos sólidos.
5. Investimentos na segurança pública, prevendo câmeras de monitoramento e iluminação especial e guardas municipais treinados para o atendimento ao turista nos monumentos históricos, orla do Guaíba e locais turísticos da cidade.
6. Desenvolvimento de uma identidade visual para a cidade, seja em seus equipamentos urbanos ou placas de sinalização, que atendam a necessidade do visitante
7. Organização das vias públicas visando criar novas, facilitar e liberar locais de estacionamento próximos aos atrativos turísticos, hotéis e restaurantes.
8. Prever maior número de horários e linhas de transporte coletivo nos horários noturnos.

***Parcerias e Projetos especiais: 1. Projeto Monumenta:
Incentivo e acompanhamento do andamento deste projeto, que visa a proporcionar à área do Centro Histórico a qualificação necessária para torná-lo mais conhecido, valorizado e usufruído pelos visitantes, garantindo-lhe permanência ao longo do tempo. 2. Programa Saúde Porto Alegre:
Incentivar o andamento deste projeto, que propõe buscar facilidades às pessoas não residentes na Capital, cujo objetivo de permanência na cidade seja tratamento médico, recuperação de cirurgias, exames ou acompanhamento de pessoas em uma destas situações.
3. Fórum Social Mundial e Fórum da Liberdade:
Ampliar os investimentos na estrutura e serviços dos grande eventos.
4. Rota Metrópole: Projeto desenvolvido em 1999 na Capital gaúcha, que tem como objetivo estimular o turismo de lazer nos finais de semana e períodos de baixa ocupação, através de uma série de descontos e vantagens que o turista passa a desfrutar as opções de cultura, lazer, compras e ecoturismo em Porto Alegre.

***Produtos e Roteiros Especiais: 1. Melhoria dos atuais e criação de novos Produtos e Roteiros turísticos da cidade.
2. Ampliação do projeto Linha Turismo com a inserção de mais um ônibus, com rotas alternativas e programa de paradas a escolha do turista.
3. POACARD: Porto Alegre Convention & Visitors Bureau,em parceria com o Porto Alegre Turismo, apresenta o POACard. O objetivo desse projeto é de promover os estabelecimentos comerciais da capital, através da criação de um cartão de descontos e benefícios aos turistas que visitam nossa cidade. O cartão oferece vantagens em bares e restaurantes, lojas, locadoras de carros e demais serviços úteis aos turistas.
4. Projeto Orla do Guaíba: Implementar e estimular políticas de utilização do espaço com o objetivo de criar um novo espaço de lazer e gastronomia ao turista e a comunidade Porto-alegrense.
5. Calendário Cultural: Plano de atendimento especial aos eventos culturais permanentes – Bienal do Mercosul, Feira do Livro, Porto Alegre em Cena, Porto Alegre In Dança e Porto Verão Alegre.
6. Segurança pública: Instalação de câmeras de monitoramento no centro e bairros da Capital, além da ampliação do sistema de iluminação pública.


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2024-05-03 12:27:01 - 1714739221
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