Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Você ainda lembra o que são os solstícios e equinócios?

Solstícios e equinócios marcam posições do movimento aparente do sol e a incidência de raios solares na superfície terrestre

No inverno escurece mais cedo. No verão, mais tarde. O sol, em uma determinada época, esquenta a sua sala de manhã. Em outra, à tarde. Isso acontece em razão dos solstícios e equinócios, que marcam posições do movimento aparente do sol e a incidência de raios solares na superfície terrestre, além de inaugurarem as estações do ano.

Por exemplo, o próximo fenômeno aqui no Hemisfério Sul será o Solstício de Inverno, nos dias 20 e 21 de junho.

 

Quer entender mais?

 

A inclinação do eixo de rotação da Terra, aliada ao seu movimento de translação, interfere na quantidade de incidência de raios solares recebidos na superfície terrestre. Como resultado, temos as estações do ano e uma diferença na duração dos dias e das noites ao longo dos meses. É por isso que, “de repente”, nos damos conta que 17h30 está tão escuro. O Sol se movimenta ao longo do ano. Em determinadas épocas ele ficará mais ao sul, e em outras mais ao norte. Aparentemente, durante o ano, ele faz um movimento de sudeste a noroeste no horizonte terrestre. Mas, na verdade, é somente a forma como a Terra recebe os raios solares. Por causa dessa inclinação do eixo de rotação e a posição da Terra em relação ao sol, que a incidência de raios solares nos hemisférios Norte e Sul é diferente. Ou seja: em determinado momento, um hemisfério estará mais voltado para Sol, e seis meses depois será a vez do outro.

O auge dessas posições é o solstício. Nesse movimento aparente do sol no horizonte, o solstício é o limite máximo alcançado por ele, seja mais ao norte ou ao sul. Quando é o sul é porque está começando o verão e aí, os dias são mais longos que as noites, pois esta é estação que recebe a maior incidência de raios solares. Já ao atingir o limite máximo ao norte no horizonte, o Sol inaugura a estação de inverno. Nesse dia ocorre a noite mais longa do ano, pois é quando recebe a menor quantidade de raios solares. Ao todo, ocorrem dois solstícios para hemisfério: de verão e de inverno. Quando no hemisfério sul ocorrer o solstício de verão, ao mesmo tempo ocorrerá o solstício de inverno no hemisfério norte, e vice-versa.

Nesse movimento aparente do Sol, quando ele atinge o ponto médio de deslocamento, ocorrem os equinócios. Ou seja: quando os dois hemisférios se posicionam igualmente em relação ao sol e recebem a mesma quantidade de luz, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração. Os equinócios inauguram as estações primavera e outono.

Bom relembrar os tempos de colégio, não é mesmo? Ah, não importa a estação, os hotéis da Rede Plaza de Hotéis possuem excelente estrutura para receber seus clientes, não importa a temperatura que esteja na rua.

Fonte: Brasil Escola


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-09 22:45:24 - 1715294724
Já foi!